A FESPA Digital Printing 2024 foi um evento marcante que aconteceu em São Paulo na semana passada, reunindo profissionais e empresas do setor de impressão digital.
A feira apresentou as últimas tendências em tecnologia de impressão, incluindo novidades em equipamentos, materiais e soluções para diversos segmentos.
Profissionais de visão dos ramos de design, arquitetura e decoração usam as possibilidades da impressão para revolucionar os conceitos de design para varejo, residências, corporações, instituições de ensino, órgãos públicos e hospitalidade.
Veja os principais pontos que vimos na aplicação desses elementos:
- Customização de Adesivos
A customização de adesivos para decoração de interiores proporciona uma experiência visual e tátil interessante quando bem aplicado, utilizando materiais como vinil para replicar texturas naturais, como madeira, couro e aço, de forma cada vez mais realista.
Além disso, essa solução pode ser uma opção econômica, especialmente com os avanços da impressão digital UV, que buscam aprimorar a qualidade e durabilidade dos adesivos, impulsionando o crescimento do mercado.
Pode ser aplicado em piso, forro, parede e mobiliários.

- Customização têxtil
A tecnologia empregada na produção de tintas e substratos para customização têxtil é avançada e busca constantemente aprimorar a qualidade e durabilidade dos impressos, tanto para uso interno quanto externo.
Essa evolução tecnológica permite a criação de têxteis impressos que transformam ambientes, adicionando um toque personalizado e sofisticado à decoração.
Cortinas, almofadas, coberturas de sofás e outros materiais podem ser customizados de forma única.

- Customização Objetos
A customização de objetos e luminárias com máquinas 3D oferece diversas possibilidades criativas, permitindo a criação de elementos decorativos e estruturais personalizados de forma econômica.
O material PLA, frequentemente utilizado em impressoras 3D, é uma opção popular devido à sua facilidade de uso e características sustentáveis, facilitando a produção de peças complexas e detalhadas de maneira rápida e eficiente.

- Sinalização Digital
A sinalização digital na arquitetura oferece experiências visuais imersivas e interativas.
Ela inclui telas de LCD e LED, monitores sensíveis ao toque, painéis de LED, neons, softwares e sistemas de integração.
O investimento em mídias digitais pode trazer retorno considerável devido à praticidade, agilidade e durabilidade, além da integração com dispositivos móveis e tecnologias como geolocalização, realidade aumentada e virtual.

A sinalização digital, os revestimentos em adesivos e as máquinas 3D estão transformando o design de interiores e a construção, tornando a criação de espaços únicos e personalizados mais acessível.
Com essas tecnologias, é possível alcançar resultados impressionantes, sem comprometer o orçamento da obra, impulsionando a criatividade, inovação e diferencial dos negócios no mercado.
*Fonte imagens: Autoria própria e site FESPA.
